RADIO A FERRO E FOGO

ESTAMOS RECONSTRUINDO O BLOG EM BREVE IREMOS INICIAR AS PARCERIAS

domingo, 22 de fevereiro de 2009

O MOVIMENTO UNDERGROUND EM BEBEDOURO - ENTREVISTA COM O PROFESSOR PAULÃO








HOJE A EQUIPEATITUDE UNDERGROUND FANZINE ENTREVISTA O PROFESSOR PAULÃO PARA RELEMBRAR A HISTÓRIA DO UNDERGROUND EM BEBEDOURO
ATITUDE: Como começou o movimento underground em Bebedouro?
PAULÃO: Bom, eu me mudei para Bebedouro em 1986. Segundo informações antes dessa data existiram algumas bandas na cidade ARAME FARDAPO, onde o Marcelo Cabana (Guitarra) e o Gama (baixo) eram os destaques. Também existia uma banda chamada CHUMBO GROSSO, porém essa banda era ignorada por quem curtia metal uma vez que a maioria de seus membros pertencia à elite. Eu conheci a galera dessa banda e sinceramente tive outra posição, mas o som não me agradava. Quando cheguei à cidade trouxe vários projetos entre eles montar uma banda e coloquei um anúncio na ROCK BRIGADE. O anúncio obteve resposta rápida e ainda em 86 fundamos a banda FÚRIA que fazia um mistura de METAL com HARD.A formação da banda além de mim que fazia a guitarra base incluía o Júlio (atual Mr., Ego) guitarra e vocal, Dercinho (baixo) e Luciano Marcassa (Bateria). Com o tempo o baixo passou para o Renatinho. Com essa formação fizemos vários shows.
ATITUDE: E COMO FOI A RECEPÇÃO DO PÚBLICO?
PAULÃO: Primeiro é necessário lembrar que naquela época dava para contar nos dedos quem curtia HEAVY METAL em BEBEDOURO. Nosso primeiro show foi num lugar chamado TROPICAL DANCE. O público foi de apenas 12 pagantes. Tocamos duas vezes as mesmas músicas rsrsrsrsrsr. O MARCELO CABANA e o falecido DÚ ainda tocaram uns covers. Foi legal. Em seguida montamos alguns shows em Bebedouro e Monte Azul Paulista. Decidimos mudar o nome da banda para SONS OF WAR e o som começou a ficar mais pesado.
ATITUDE: O SONS OF WAR CONSEGUIU ÊXITO?
PAULÃO: Com a primeira formação as coisas eram muito confusas, muita troca de integrantes. Passaram pela banda FABINHO MELLO, GORDO e outros e o som não era bem definido. Nessa época fizemos uma música que tinha grande aceitação GUERRA E ÓDIO. Depois de uma crise generalizada eu e o LUCIANO MARCASSA decidimos que iríamos assumir a banda e fazer um som mais THRASH. Chamamos o JOÃOZINHO para as guitarras e o MONSTRO de Jaboticabal para o baixo. Nosso primeiro show foi junto com o então desconhecido GENOCÍDIO que fez o seu primeiro show fora de SAMPA aqui na terrinha. No primeiro disco do GENOCÍDIO há uma menção a galera de BEBEDOURO. Em seguida fizemos vários shows com DESASTER, BATTLE, VODU, VIPER, EXHORT, VULCANO. Tocamos em várias cidades MONTE AZUL, RIO PRETO, JABOTICABAL num grande festival que incluiu a banda BLASPHEMER do ABC (DO HEADTHRASH LIVE), SÃO PAULO, JUNDIAÍ, LIMEIRA, SANTOS e outros locais. Mas as mudanças continuavam constantes e nesse intervalo a formação já contava com LEANDRO (GUITARRA) e o falecido AMAURI (BATERIA). O nome da banda foi alterado para CRUCIAL e as loucuras prosseguiram até 1990 quando separamos oficialmente a banda. O LEANDRO E O AMAURI se uniram ao RENATINHO e seguiram com o CRUCIAL. Eu voltei a tocar com o MARCASSA, o FABINHO MELO E O DERCINHO, formamos o DICK & MUTLEY, mais voltado para um HARDPSICODÉLICO.
ATITUDE: E ONDE VOCÊS CONSEGUIAM MATERIAL?
PAULÃO: De várias maneiras: EU BUSCAVA DIRETAMENTE NA GALERIA e na WOODSTOCK DISCOS. Em 1987 abriu a HEAVY DISCOS e assim passamos a encomendar por intermédio deles. Era a única loja especializada da região e atraia gente de tudo que é lado. Desse modo BEBEDOURO passou a ser um ponto de contato vinha à galera de JABOTICABAL, MONTE AZUL, RIO PRETO, BARRETOS, OLIMPIA etc. Outra forma era a troca de k-7, na época essas trocas agitavam o país inteiro. O DONY POWERHEAD (do excelente blog distribuidor de HEAVY METAL – POWERHEAD) era dessa época e nos encontramos recentemente aqui na NET. Até hoje preservo as fitas e é delas que retiro muitas raridades para postar no blog.
ATITUDE: Valeu por essa primeira parte. Em breve iremos fazer mais perguntas sobre os anos 90 em especial sobre a CASA DO TAL ROCK´N´ROLL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário