RADIO A FERRO E FOGO

ESTAMOS RECONSTRUINDO O BLOG EM BREVE IREMOS INICIAR AS PARCERIAS

sábado, 21 de março de 2009

JU - UMA MULHER DE ATITUDE ! "Seja feliz hoje! O amanhã ainda é incerto!"


HOJE O ATITUDE FANZINE RECEBE UMA VISITA MUITO ESPECIAL: A JU DO HARD&HEAVY. ELA FALA SOBRE SUA ORIGEM ROQUEIRA, SEUS DISCOS PREFERIDOS, POLÍTICAS, QUEBRA O MITO DA MULHER-ROQUEIRA VÍTIMA DE PRECONCEITOS E OUTROS TEMAS MUITO LEGAIS. E DE QUEBRA AINDA MANDA UMA FOTO HISTÓRICA TIRADA NO SHOW DO IRON MAIDEN, ONDE ELA ESTÁ EM COMPANHIA DO HUMERTO, PHILLIP, E OS GRANDES RENATO STAY ROCK E O DAGON !!




1. Jú, em primeiro lugar fico grato pela sua disponibilidade em atender ao ATITUDE FANZINE. Inicialmente gostaria que contasse aos nossos leitores de onde vem sua paixão pelo Hard Heavy? A paixão pelo Hard Heavy vem desde sempre acho. Não tive muitas influências no gênero quando comecei a definir meu gosto musical, cresci ouvindo MPB, samba de raiz (afinal meu pai é carioca) e também sertanejo de raiz devido a minha origem interiorana. Mas quando era mais nova e nem tinha muito acesso a discos, shows ou coisas do tipo, eu tive a sorte de trombar com a antiga 89 a rádio rock (quando ainda era rock mesmo! rs) que até hoje não sei como mas sintonizava em casa ... depois deste contato o rock de uma forma geral virou parte da minha vida.
2. Ser mulher nesse Brasil infelizmente é muitas vezes ser vítima de preconceitos, sendo ligada ao movimento underground as coisas geralmente ficam mais explícitas. Você já passou por essa situação? Acredito que não, eu acho que independente do fato de eu ser mulher o que vale na verdade é a postura que você tem em relação ao que acredita e ao que gosta. Eu procuro sempre me manter informada para ter argumentos para defender minhas idéias e minhas preferências, então se alguma pessoa tenta de alguma forma exercer algum pré-conceito baseada apenas no que vê ou no que julga estar correto em relação a mim, ela geralmente esbarra em quem realmente sou e aí derrubo os pré-conceitos.

3. Como você analisa o papel da mulher na História do Rock? Quais são em sua opinião as principais representantes no mundo e no Brasil? Porque essas escolhas? Eu não acredito muito nessa divisão de mulheres e homens no rock, acredito sim em pessoas do rock. Sei que sempre rola aquele lance meio machista com as roqueiras de plantão, mas tudo cai por terra quando o som e a atitude são boas. Destaco algumas que admiro porque acho que representatividade é uma coisa muito subjetiva, o que representa pra mim pode ser que não represente pra quem tá lendo e por aí vai ... rs!

Mas sou fã de carteirinha da Janis Joplin, ... Clichê?! Pode até ser, mas a mulher tinha atitude e voz de sobra! Entre as remanescentes destaco a Chrissie Hynde do Pretenders, a mulher canta muito e atualmente está se destacando como uma grande ativista e defensora incansável dos direitos dos animais, lutando para que sejam tratados dignamente por nós humanos. Já em terras brasileiras, com certeza Rita Lee foi e é um ícone pra toda a nação roqueira, tanto pelo talento em compor, cantar e tocar, como por chegar derrubando padrões e preconceitos e se fazendo notar. Gosto muito da Marina Lima entre as atuais - mesmo que não tão roqueira assim - pela sutileza das músicas, pelo timbre de voz, pela posição que ela conquistou no cenário musical brasileiro e por sua postura frente à sociedade e a seus fãs, atitude rock'n'roll! Poderia citar muitas outras que com certeza merecem destaque, mas estas são algumas que me acompanharam desde o início e me ajudaram a moldar meu mundo musical.
4. De onde saiu à idéia de montar um blog? Como tem sido a recepção da galera? Na verdade essa história de blog foi meio que um presente pra mim. O Hard & Heavy já existia e eu era apenas uma freqüentadora assídua e apaixonada por rock e, claro, tagarela! rs! Como eu sempre comentava os álbuns que gostava e posso assegurar que eram muitos, um dia o Dagon que é o fundador do H&H me convidou pra ser colaboradora. Confesso que fiquei um pouco assustada, porque na verdade nunca havia pensado na possibilidade de ter um blog e nem sabia como começar ... mas o Dagon insistiu, me deu um voto de confiança, me passou os macetes e assim virei blogueira de carteirinha rs! Eu fui muito bem recebida e até hoje acredito que tenho agradado a galera que freqüenta o H&H e acho que isso resulta do fato de que gosto de estar ali, posto sons que me agradam primeiramente e procuro sempre trazer informações que acrescentem algo mais pra quem tá levando o som, sejam informações sobre o disco, sobre a banda ... Enfim, tem todo um trabalho que é feito nos bastidores que os freqüentadores nem imaginam, são horas de pesquisa, de uploads, de montagem do post, das resenhas e tudo pra agradar quem tá chegando; porque sei - como freqüentadora de blogs que sou também - o quanto faz diferença um post organizado, com informações relevantes, imagens e coisas do tipo.
5. Sou um dos principais freqüentadores do Hard&Heavy. Onde é que vocês arranjam tantas raridades? É realmente você tá sempre presente em nossos posts, valeu pela companhia! É como eu citei acima, nós pesquisamos muitos sons na rede, são horas de pesquisas que nem sempre resultam em sons de qualidade, há muita coisa que conhecemos que não se enquadram no perfil do blog, ou simplesmente tem qualidade ruim e nesse caso não postamos. Sendo assim as raridades acabam aparecendo, porque corremos muito atrás delas e conseguimos separar o "joio do trigo" rs! Às vezes seguimos reviews da mídia especializada, outras sugestões de apaixonados pelo estilo e muito da intuição (no meu caso) pra apostar em um som e no final sair com um troféu na manga!


6. Quais cinco bandas que você considerada as mais influentes dos anos 70? Indique qual você disco você considera o melhor de cada uma. Nossa ... Pergunta difícil essa ... rs! Vamos lá, não sei se são exatamente as mais influentes, mas com certeza me influenciaram e influenciam até hoje ... Led Zeppelin - álbum Led Zeppelin IV (1971) ... Clássico absoluto! Black Sabbath - Paranoid (1970) ... O melhor lado A do planeta! rs Rolling Stones - Black And Blue (1976) ... Po! vejam o track list ... Cream - Wheels Of Fire (1968) ... precisa explicar?! rs Deep Purple - Machine Head (1972) ... que guitarrista nunca tocou a intro de Smoke On The Water?! 7. Você tem acompanhado o trabalho da equipe ATITUDE.

7)Qual sua opinião sobre o ATITUDE FANZINE e o HEAVY METAL ASILO? Incríveis! Um pela informação que leva ao universo dos blogs, permitindo que a gente conheça quem são as pessoas por trás dos nicks e posts da blogosfera! E o outro pela iniciativa de incentivar as bandas undergrounds, reunindo músicos e aficionados numa grande comemoração pela liberdade musical. Parabéns



8. Gostaria que você indicasse um disco para ser publicado junto a essa reportagem e que fizesse a resenha para a galera. Gostaria muito de ver aqui o I Got Dem Ol' Kozmic Blues Again Mama! da Janis Joplin. Lançado originalmente em 1969, este é o primeiro álbum solo da Janis após o rompimento com a Big Brother And The Holding Company e que traz muitos dos maiores clássicos no track list. Em 1999 o CD foi relançado com três faixas bônus entre elas Summertime, que além de ser uma obra-prima pela interpretação irretocável, ainda tem uma mensagem de fé e esperança ... O que choca um pouco com as letras mais sombrias e depressivas da maioria das demais músicas da discografia. Este é sem dúvida um álbum que merece ser ouvido com toda a atenção pelos apaixonados por rock!

9. Uma pergunta que sempre fazemos e que você pode responder a seu critério: QUEM É A JÚ? Não sou muito de definições em relação a mim, acho que estou em constante mutação, sempre aprendendo, errando, acertando e evoluindo. Gosto das coisas que fazem bem pra alma, pros olhos e pro coração! Tenho sempre um sorriso no rosto pra atrair boas energias e boas pessoas para o meu lado e sigo a vida a passos lentos, no dia a dia, sem pressa de chegar para poder aproveitar muito bem o trajeto!


10. E o show do IRON MAIDEN? Poderia nos passar as suas impressões? A banda é em sua opinião um mito a ser respeitado ou uma banda em plena produção? Qualquer elogio rasgado que eu faça vai soar redundante porque é só ler tudo que saiu na imprensa pra ver que foi um show pra entrar pra história. Seja pelo set list perfeito, pelo público que cantou a uma só voz todas as músicas do começo ao fim, pelo comportamento apaixonado dos fãs que como eu enfrentaram horas de filas, muita lama, o atraso do show em uma hora e tudo na maior paz e com muitos sorrisos nos rostos. Era lindo ver aquele mar de gente na expectativa pro início do show, todos se divertindo, sem violência, sem incidentes, estávamos todos lá pela mesma paixão. E valeu a pena! Da primeira nota de Aces High até a última de Sanctuary ficou claro pra mim e acho que pros demais fãs também que fazíamos parte de uma coisa muito maior e que mesmo com toda a (des) organização do evento, o Maiden fez tudo valer à pena! Diante disso tudo acredito que o Maiden é um mito a todo vapor, que deve sim ser respeitado, mas que tem muita lenha pra queimar ainda.
11. Da nova safra, qual banda te encanta? Qual a razão? O Pig Irön é com certeza uma banda que eu postei no H&H e que fisgou meu coração! rs! Surgida em 2001, os caras fazem um som fodástico! Juntam vários elementos como o heavy, o hard, o southern blues, o stoner, criam "riffs" de gaita em várias músicas dando uma sonoridade totalmente bluesy, já dividiram o palco com o Maiden (inclusive no show de domingo em Sampa, enquanto aguardávamos a entrada do Maiden rolou uma música do Pig Irön - Ruler of Tomorrow, e eu, é claro delirei quando ouvi aquilo! rs!) ... Enfim visitem o H&H e baixem os discos pra entender melhor aí vocês vão saber que os caras são demais!
12. Você acredita que numa sociedade como a nossa ainda é possível ter ATITUDE UNDERGROUND? Acredito que sim, só que hoje a atitude underground pega muito mais nas conseqüências que exatamente nas causas como era há uns anos atrás. Um exemplo pra ilustrar isto é que os protestos políticos contra regimes de governo sempre foram bandeiras do povo mais underground, ao passo que hoje a postura das pessoas em relação a conservar o mundo e lutar pelos mais fracos, ou seja, a ter grandes ideais e atitudes coerentes está se tornando uma atitude underground. Por isso acredito que é totalmente possível manter o underground presente na nossa sociedade, porque os valores estão mudando e as pessoas têm que acompanhar estas mudanças, mas sempre defendendo suas crenças, lutando pelo que acreditam frente aqueles que "mandam" e determinam o comportamento da maioria. Hoje pra mim ser underground é ser acima de tudo inteligente!




13. E política, como você analisa nosso país? Em relação à política acho que é mais complicado fazer uma análise. Há muitas coisas erradas, mas ao mesmo tempo muitas outras certas. Acredito que é pura ilusão imaginarmos que o presidente governa o país isolado, mandando e desmandando, no fundo sabemos que é toda uma máquina cujas engrenagens tem que agir juntas para que atinjam seu objetivo, mas nem sempre isso é possível. Temos fatores externos que interferem diretamente em nosso dia a dia, veja a crise que aplacou os mercados recentemente, todas as altas e baixas das bolsas, os embargos a exportação, a dificuldade de importação muitas vezes para forçar altas nos preços internacionais de determinados produtos ... Há também os escândalos, aquela eterna mania do ser humano insistir em sempre levar vantagem a despeito da integridade ou honra em suas ações, o descaso dos governantes com assuntos importantes como saúde e bem estar do seu povo ... E um fator que eu considero um dos mais graves, que é a (des) educação a que estamos sendo submetidos, com ensino cada vez pior, limitando o acesso a poucos privilegiados que tem como pagar e caro pra aprender a virar cidadão, a se tornar gente, com condições de defender e sustentar opiniões e lutar pelo que acreditam. Enfim, a política no nosso país assim com em outros também, é uma terra de ninguém na qual temos que nos situar e procurar fazer alguma coisa pra mudar e melhorar ... Sigo tendo fé que dias melhores sempre virão porque ainda é possível ver comportamentos dignos em meio a tanta esbórnia!

14. DEUS SALVA E O ROCK ALIVIA? Ó dúvida cruel rs! ... Mas acho que é uma colaboração entre dois mundos porque a salvação pode vir através do rock e o alívio através da fé de cada um frente às situações difíceis que são superadas!
15. Foi um enorme prazer realizar essa entrevista. Agradecemos sua disponibilidade. Para finalizar: O que acha de um encontro dos blogs parceiros? Qual seria uma frase que definiria a Gil? Igualmente! Obrigada pelo espaço e pela oportunidade de me expressar pra essa galera que faz parte da blogosfera! Seria ótimo reunir todos os bloggers pra podermos dar "nome aos bois" rs! E sabermos quem é cada um dos nossos parceiros que estamos visitando sempre e compartilhando opiniões! Seja feliz hoje! O amanhã ainda é incerto!
VALEU JU, CONTINUE COM O EXCELENTE TRABALHO DE PESQUISA NO HARD&HEAVY E APAREÇA NOS BLOGS DA EQUIPE ATITUDE!!

5 comentários:

  1. Perfeita essa entrevista, eu já tinha lido antes claro mas não posso deixar de comentar aqui também parabéns Ju!!!

    Beijo.

    ResponderExcluir
  2. Dagon e Paulão!

    Valeu pelo elogio e pelo espaço!

    Bjs

    ResponderExcluir
  3. VALEU A DISPONIBILIDADE DE VOCÊS. FICOU REALMENTE MUITO LEGAL. ATITUDES...ATITUDES.. ABRAÇOS!

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pela entrevista Ju!! A musica corre pela suas veias!!!!!Show!!!

    ResponderExcluir
  5. Renato!!

    Obrigada!!! A sua também ficou show de bola!!!

    E é isso aí mesmo ... I'm addicted to music! hehe

    Bjuss

    ResponderExcluir