RADIO A FERRO E FOGO

ESTAMOS RECONSTRUINDO O BLOG EM BREVE IREMOS INICIAR AS PARCERIAS

domingo, 1 de março de 2009

LAAZ - PORTUGAL - SPEEDANDMETALBLOGSPOT.


ATITUDE: EM PRIMEIRO LUGAR GOSTARIA DE DIZER QUE É UM PRAZER TÊ-LO COMO PARCEIRO DE NOSSOS BLOGS. A EQUIPE ATITUDE SE ORGULHA DE PODER PARTILHAR SEUS PROJETOS COM TODOS.
LAAZ, INICIALMENTE GOSTARIAMOS QUE VOCÊ CONTASSE SUA HISTÓRIA COM O HEAVY METAL, QUANDO COMEÇOU A CURTIR, QUE BANDAS LHE ATRAIRAM , ENFIM COMO FOI O SEU ENCONTRO COM O HEAVY METAL.

LAAZ: O prazer foi todo meu, porque aprendi e conheci muita coisa com vocês.
Olha, a primeira vez que ouvi algo mais pesado foi na escola, com 14 anos, quando saiu o AC/DC - Back In Black, e gostei. Passado uns tempos, vi o video clip do tema I Was Made For Loving You dos KISS, e fiquei simplesmente siderado a olhar para a TV. Aqueles caras pintados, com cara de mau, e com um som pesadíssimo para a época, e uma encenação íncrível deixaram-me boquiaberto. A partir desse ponto foi uma bola de neve. Comecei com o Hard Rock, até que conheci o See You In Hell dos Grim Reaper. Passei então ao Heavy Metal que me apaixonou cada vez mais. Depois o Speed, o Thrash, o Power, e o Black.




ATITUDE: NOS CONTE COMO ANDA A CENA METÁLICA EM PORTUGAL, QUAIS SHOWS ESTÃO ROLANDO POR AÍ, QUAIS BANDAS ESTÃO SE DESTACANDO E SE É GRANDE O NÚMERO DE SEGUIDORES DO METAL.

Eu estou com 42 anos, e 5 filhos, não tenho muito tempo neste momento para seguir a cena portuguesa. Não sei o que está rolando, mas pelo que leio nos forums, é sobretudo a cena Black, Death, Grind e o novo (New) Metal, sons que não me interessam muito, havendo no entanto um punhado de bandas de Black Metal que me agradam. Quanto a concertos, vêm no próximo dia 17 de Março pela segunda vez a Portugal os grandiosos Judas Priest, que não vou perder por nada deste mundo, já que perdi da primeira vez em 1991 (dia em que nasceu o meu primeiro filho - 12 de Março).

Já agora deixa contar que durante 20 anos fiz um programa numa rádio local chamado Virus Metálico (que é o programa em actividade mais antigo de Portugal), e que ainda hoje rola com o meu amigo Angelo Querido e o Roberto Santos. Começamos em 1984, e eu deixei em 2004, embora ainda passe por lá quando posso, para colocar um disquinho.

ATITUDE: QUE BANDAS BRASILEIRAS POSSUEM MAIS SEGUIDORES EM PORTUGAL? ELAS JÁ SE APRESENTARAM POR AÍ?

Eu acho que são os Sepultura, Soulfly e Angra. Não gosto do som actual dessas bandas, mas o Arise e o Beneath The Remains dos Sepultura, ficarão marcados na minha memória para sempre, para além de serem clássicos em todo o mundo. Outro album brasileiro que está no meu top é o Soldiers Of Sunrise dos Viper. Por cá já passaram, Angra, Soulfly, Sepultura, Sarcofago, Krisiun e outras que agora não recordo.



ATITUDE: COMO VOCÊ ANALISA A CENA METAL ATUAL? QUE COMPARAÇÃO VOCÊ FAZ COM A CENA OITENTISTA?

A cena metal actual não me desperta paixão. Aqueles discos que nos faziam ter arrepios na espinha, na década de 80, não existem mais. Tudo o que ouço (e ouço muitas coisas em blogs) parece-me exactamente igual. A ultima coisa que gostei verdadeiramente foi o primeiro dos italianos Rhapsody, já de 1997 (e eu que sou muito crítico em relação ao Happy Metal). Assim, continuo a ouvir os meus discos da década de 80 e 90, e procurando na net, outras pérolas esquecidas dessa época. E já me chega.























ATITUDE:. COMO SURGIU A IDÉIA DE MONTAR UM BLOG DE METAL? COMO VOCÊ AVALIA A DISTRIBUIÇÃO GRATUÍTA DE CULTURA VIA NET?

Como já não fazia o Virus Metálico deu aquela nostalgia. Fui vendo uns blogs por aí, e quando tive um pouco de tempo, comecei. A distribuição gratuita é a melhor coisa que poderia ter acontecido aos bons músicos. É boa para as bandas boas e ruim para as bandas ruins. Se eu ouvir um album bom na net vou querer o original, se ele for ruim eu nunca mais quero ouvir falar dele. É a isso que as editoras têm que estar atentas. Ser mais selectivos nas bandas, e não editar toda a porcaria que lhes aparece, para ver se nos sacam o dinheiro. O que as editoras querem é que tu vás a uma loja de discos e compres á pressa, ou porque gostaste da capa, ou porque ouviste uma música boa. Mas depois chegas a casa, ouves com atenção e descobres que aquilo tem uma música boa e as outras são uma porcaria. Com a net tu tens todo o tempo do mundo para avaliar, e se não for hoje, mais tarde ou mais cedo irás comprar os originais daquilo que verdadeiramente te interessa. A distribuição gratuita pela Net é também um processo natural de selecção, como em tudo na vida. Olha, eu posso dizer que gasto mais dinheiro agora do que quando não tinha acesso a muito registos.



ATITUDE:. QUAL SUA OPINIÃO SOBRE O TRABALHO DESENVOLVIDO PELA EQUIPE ATITUDE?

Trabalho magnífico de divulgação do underground brasileiro. Se não fossem vocês nunca teria tido acesso, a muita coisa que vocês publicam.

7. VOCÊ JÁ ESTEVE NO BRASIL? O QUE ACHA DE NOSSO PAÍS EM TERMOS DE METALROCK?

Já estive aí sim, algumas vezes. Aliás a minha mulher é brasileira. Em termos de Metal Rock não conheço muitas das bandas que estão surgindo (conheço uma banda nova muito boa, o Dominus Praelii de Londrina), mas pelo que leio por aqui, o Brasil, já se tornou no terceiro país mais popular no Metal. No que respeita a bandas mais antigas, para além das referidas, de destacar ainda o Stress, Harppia, Alta Tensão e Dorsal.

8. QUE BANDAS POSTADAS EM SEU BLOG VOCÊ INDICARIA PARA A GALERA BRASILEIRA? POR QUE?

Em primeiro lugar o meu favorito de sempre, o Agent Steel - Unstoppable Force (hã com o melhor vocalista de todos os tempos, que é Brasileiro - Deus também é rsrs -, João Campos aka John Cyriis). Depois é díficil escolher. Talvez recomendasse o Liege Lord - Master Control, o Cloven Hoof - A Sultans Ransom, e o Picture - Diamond Dreamer. E não vou referir mais, porque todos os outros têm um lugar especial no meu coração.




9. VOCÊ PROMETEU A EQUIPE ATITUDE UMA CERVEJADA, PODEMOS DEIXAR O NÚMERO DA CONTA CORRENTE POIS ESTAMOS MORRENDO DE SEDE RSRSSR. BRINCADEIRA. EM MAIO IREMOS PROMOVER UM FESTIVAL CHAMADO HEAVY METAL ASILO, ONDE APENAS BANDAS COM PELO MENOS UM INTEGRANTE QUE TENHA ATUADO NOS ANOS 80 PODERÁ TOCAR. O QUE PENSA DESSA INICIATIVA?

A cervejada está prometida e quando for aí para a região de SP nem que chova pedra, eu vou pagar a cervejada rsrsrs.
Boa iniciativa, para ver se esses velhinhos da decada de 80, ensinam alguma coisa a essa galera mais jovem, rsrsrsr, pelo menos que eles saibam o que era o espírito da década, em relação ao metal.

10. DEIXE UMA MENSAGEM PARA A GALERA DO FANZINE ATITUDE E APAREÇA NO BLOG E SE PREPARE PARA O PRIMEIRO ENCONTRO MUNDIAL DOS MEMBROS DA EQUIPE ATITUDE.

Desde já o meu obrigado por me terem dado esta oportunidade de deixar aqui o meu testemunho. Em segundo agradecer a vossa simpatia, todas as vezes que peço ou pergunto algo. Em terceiro que escrevo em Português de Portugal, e que eventualmente pode haver algumas diferenças com o Português do Brasil: portanto têm que traduzir rsrsrs. E por último dar muita força para toda a equipe para que continue a promover a música UNDERGROUND com muita ATITUDE, e um óptimo 2009 para todos.


VALEU LAAZ - AGRADEMOS SUA DISPONIBILIDADE.
UM FORTE ABRAÇO E FOI MUITO LEGAL CONHECER UM POUCO DA VIDA METÁLICA DE UM DE NOSSOS COLABORADORES.
LINK PARA O BLOG DO LAAZ: http://speedandmetal.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário