RADIO A FERRO E FOGO

ESTAMOS RECONSTRUINDO O BLOG EM BREVE IREMOS INICIAR AS PARCERIAS

sexta-feira, 27 de março de 2009

TUNÃO - EX-GUITARRISTA E VOCALISTA DO AVALON, MAS PRINCIPALMENTE O VELHO AMIGO DO NA PALM - ETERNO UNDERGROUND



O ATITUDE FANZINE HOJE RECEBE UM GRANDE NOME DO UNDERGROUND NACIONAL. UM AMIGO DAS ANTIGAS QUE AJUDOU A CONSTRUIR O METAL EM NOSSA REGIÃO E QUE ACABOU PARTICIPANDO DE UMA DAS MELHORES BANDAS NACIONAIS: O AVALON! ESTOU FALANDO DO TUNÃO, DE ARARAQUARA PARA O MUNDO E MANTENDO A POSTURA UNDERGROUND.

1. Em primeiro lugar foi um prazer um reencontrá-lo aqui na net e agora poder reconstruir um pouco de sua história no ATITUDE FANZINE. Inicialmente nos conte o que o motivou a curtir o METAL e o ROCK.
R : Grande Paulão, o prazer foi meu ! E obrigado pela oportunidade de relembrar o passado. Não sei exatamente o que me motivou, mas depois que eu comecei não parei mais ! Ganhei de presente o Greatest Hits do Queen e o Creatures of the night do Kiss em 1982. Foram meus primeiros discos de vinil de rock. Logo depois eu fui atrás de mais coisas do mesmo naipe. Num dia eu comprei o Killers do Iron de manhã e voltei à tarde pra buscar o Piece of Mind, foi a primeira vez que eu ouvi Iron Maiden


2. Você se recorda de como era a cena em Araraquara quando você começou a curtir? R : Eu comecei a curtir essas bandas que eu citei, como Kiss, Iron, AC/DC, Judas, Deep Purple, Black Sabbath, e desde então as minhas amizades foram se concentrando na moçada que ouvia a mesma coisa. Então era eu, meu irmão, Lebs, Batata,Barbosa, Alécio, e começamos a conhecer o resto da moçada araraquarense, a « moçada da praça », que eram o Talo, Schiavon, Alê Chade, Serginho, Adalba, Marcelão, Zaba. A tal praça era a praça Pedro de Toledo em Araraquara (onde fica o Museu) e todo mundo picava o cartão ali. A primeira banda de rock que eu lembro dessa época é o Revertério, e tinha também a Paranóia que eu não cheguei a ver tocar.
OVERTHRASH

3. Qual era a principal dificuldade que você tinha para conseguir os lançamentos na época? Os lançamentos saiam no Brasil meses depois do lançamento nos EUA e os discos importados eram caros !!! A solução era comprar as fitas K-7 com as gravações. Pra mim foi assim com o Metallica, Slayer, Anthrax, Voivod, etc.
AVALON
4. E como você conheceu a galera da região? Conte alguma história pitoresca envolvendo a galera.

Conheci todo o pessoal de Bebedouro, Jaboticabal, Monte Alto, Bauru, etc. quando eu comecei a tocar em bandas. A gente viajava direto por causa dos shows e a galera que a gente conheceu na época faz parte da nossa vida até hoje ! Aliás, os blogs como o seu e o Ganjacore são o Orkut da galera do metal !
Uma história pitoresca foi quando eu tocava com o Overthrash de Bauru e nós fomos convidados pra tocar no saudoso Teatro D. Pedro II em Jabuca. Eu era o único que já tinha ido pra lá antes e eu falei pros caras que era fácil chegar na rodoviária e ir andando até a casa do Lara. Eu não tinha o endereço e tentei achar « por rumo ». O resultado foi que a gente andou pra caramba (carregando o equipamento) e os caras da banda já estavam achando que tinham entrado numa grande roubada !!! No final foi um puta show que a gente lembra até hoje!
O show em Capivari/Rafard também foi histórico também, mas acho que já li alguém comentando à respeito por aqui… hehehe
AVALON

5. Que bandas você atuou em Araraquara? Nos fale um pouco sobre elas.

Napalm (1987) – baterista – foi minha primeira banda junto com o Schiavon (G), Talo (V), Du Chade (G), Pedrão (B/V), Marcelão (B). A gente fazia covers de Metallica, Slayer, Razor, Exciter, S.O.D., Motorhead, Rush, etc. Chegamos a começar a compor e era muito legal, mas quando eu comecei a compor sozinho eu vi que precisava de mais liberdade e saí da banda. Foi ótimo, pois
com a divisão surgiram outras ótimas bandas, por exemplo o Anesthesia/Phobophobia.Damage (1988) – bateria, guitarra e baixo – formei a banda junto com o Talo (V) depois que a gente saiu do Napalm. Gravamos uma demo-tape somente nós dois e depois chegamos a fazer shows com o Adalba (G) e Marcelão (B). Fiquei na banda até eu entrar na faculdade em 89 e entrar no Overthrash de Bauru como guitarrista. Overthrash (1989/1990)The Still (1992/1993) – guitarrista e vocal – Formei a banda quando eu voltei para Araraquara junto com o Nilmam (Baixo) e Ronaldo (Bateria). Ficamos como trio até decidirmos incluir um segundo guitarrista, o Fabrício (G). Também tocaram na banda o Marcelão (Baixo), Cebola (Baixo), Pirão (Bateria) e o Pavani (G/V). Foi a minha melhor fase criativa e chegamos a gravar uma demo-tape e depois um compacto em vinil que saiu pela WLM numa tiragem de 1000 cópias. O som era thrash metal influenciado pelas bandas da Bay Area e fizemos inúmeros shows pelo estado de São Paulo. Fiquei na banda até a minha ida para o Avalon em 1994, também como guitarrista e vocal. Anos mais tarde chegamos a ensaiar uma volta do The Still com a dupla de guitarristas original, Igor (Baixo) e Daniel (Bateria). Fizemos um show memorável abrindo para o Exodus (com Paul Ballof) em Catanduva.
NA PALM
NA PALM-SONS OF WAR E UNICÓRNIO NEGRO

6. Que lembranças você tem do HEAVY ROCK realizado em Bebedouro em 1987?

Esse show foi memorável!!! Tô mandando até uns registros fotográficos desse dia. Para uma banda iniciante como o Napalm era uma honra tocar ao lado do Sons of War, o Viper e o Vodu. Lembro que a bateria do Sérgio Facci era coisa de cinema, feita pela Luthier e com peles hidráulicas pretas… hehehe… bons instrumentos eram um luxo que a gente não podia se dar nessa época. O Viper decepcionou um pouco a galera tocando desfalcado, e o Exhort também pisou na bola com o vocal completamente inaudível durante todo o show deles. O Vodu e o Sons of War foi muito massa ! O Unicórnio Negro sinceramente eu não lembro… depois que a gente passa dos 30 a mémoria fica mal !!!

7. Das bandas internacionais da época, qual você defende que deixou mais marcas no Metal produzido no Brasil nos anos 80?

Na minha opinião foi de longe o Metallica. No som, na atitude e no visual. Os caras foram um verdadeiro fenômeno de marketing ao contrário. Por mais que existissem as preferências individuais por outras bandas como Slayer, Anthrax, Kreator, Voïvod, Destruction, acho que o Metallica sempre era uma referência quando o assunto era Metal.

THE STILL E EXODUS


8. Até hoje existe um debate: qual a mais influente banda brasileira de todos os tempos. Uma enquete realizada no ATITUDE UNDERGROUND colocou a DORSAL em primeiro lugar. Você concorda?

Concordo plenamente ! Foi a minha grande influência no Metal. Apesar do Sepultura ter tido mais sorte o Dorsal sempre foi muito mais inovador. Enquanto o Dorsal já tinha lançado a obra-prima Antes do Fim o Sepultura ainda engatinhava com o Bestial Devastation.

9. E como foi "abandonar as terras brasilis" e partir para o Canadá?

Foi bem mais difícil do que eu imaginava quando estava aí. Profissionalmente vale muito à pena, mas a distância da família e dos amigos é de matar !
NA PALM

OVERTHRASH


10. Como era a cena local quando você chegou? Participou de alguma banda por aí?

Quando eu vim pra cá eu dizia que estava me mudando pra terra do Voïvod… hehehe… mas eu vi que o Québec dá muito pouco valor ao rock e à música cantada em inglês por questões culturais. Tem muitos shows, CDs e DVDs à rodo, mas não tem muitas bandas locais de Metal. Como eu estava mais interessado em sobreviver do que me divertir eu nunca tentei entrar em bandas e voltar a tocar. Fica para a próxima encarnação. Pelo menos consegui presenciar a efêmera ressurreição do Voïvod!!!

11. Que grandes shows teve a oportunidade de assistir? Qual não sai de sua mente? por que?

Eu vi o Death Angel, o Voïvod, o Drowning Pool, o Anthrax, o Judas Priest, o Shadows Fall, entre outros. A volta do Voïvod nunca sairá da memória pelo momento histórico, e ver o Death Angel ao vivo, num lugar pequeno, tipo o Black Jack Bar, foi demais. Sempre quis ver essas duas bandas ao vivo e sempre achei que isso nunca aconteceria.
THE STILL
12. Você continua a ter contatos com a galera de nossa região? Acredita na chamada irmandade metal (amigos que curtiram juntos nos anos 80)? Tem acompanhado as notícias sobre o HEAVY METAL ASILO? Já está tudo pronto e o festival irá acontecer no dia 21 de ABRIL e entre as bandas estão o MOTHER ZOMBIE (PACHECO-JABOTICABAL), SONS OF WAR (COM A FORMAÇÃO ORIGINAL - com exceção do Monstro) e TERRORCULT.
O meu contato com essa galera se dá graças à internet e aos blogs como o Atitude e o Ganjacore. Valeu !!! Com certeza podemos chamar isso de irmandade metal, e acho o HEAVY MERAL ASILO uma idéia genial! Pena eu não estar por aí pra participar. Só torço para que esta seja a primera edição de muitas outras !

13. Qual é a principal diferença em morar em um país chamado desenvolvido (CANADÁ) e um país rico mas com tantos problemas sociais como o BRASIL?

Aqui faz frio pra caramba no inverno!!!! Hahaha Falando sério acho que a principal diferença é na educação das pessoas e no esforço destas para conviver em paz uns com os outros. Aqui eu nunca fico estressado no trânsito, nunca fico estressado com medo de assalto e nunca fico estressado com medo de perder o emprego e não achar outro no dia seguinte. Mas também não é o Paraíso com certeza.
14. Que bandas da nova safra canadense você indicaria para nossos leitores?

Da nova safra eu gosto do Protest the Hero (Toronto). Mas sou muito mais a velha safra… Rush, Triumph, Anvil, Razor, Voïvod, Sacrifice, etc.

15. Qual a principal diferença entre curtir metal no Brasil e no canadá?

Pra mim é igual, pois nos dois casos é um lance meio underground. Não toca no rádio e não passa na TV, ou seja, a gente tem que se virar com os CDs, DVDs, os shows e a Internet.


16. Se possível voltar ao tempo e gravar um disco dos anos 80, de qual banda você gostaria de ter participado, nos explique suas razões.

Falar que eu gostaria de ter participado do Dorsal seria um sacrilégio… hahaha… Acho que se existisse uma máquina do tempo eu tentaria uma vaga no Zero Vision, uma banda que eu achava uma grande promessa do metal nacional e formada por uns caras super gente boa.

17. Indique um albúm para ser postado no ATITUDE UNDERGROUND e deixe um recado para a galera.

Album : The Ultimate Encore, coletânea com Scars, Zero Vision e Distraught. Documento histórico! Para a galera : Deus salva e o rock alivia!!!! Hahahaha Valeu Paulão e Atitude !!!
TUNÃO FOI UMA HONRA MAS NÃO PODIA ESCOLHER UM DISCO MAIS FÁCIL RSRRSSRS VOU A CAÇA POIS INFELIZMENTE ESSE EU NÃO TENHO, SE ALGUÉM TIVER E QUISER COLABORAR MANDE O LINK OK.
UM ABRAÇO VELHO CAMARADA E MANTENHA A CHAMA ACESA: EM NOME DO METAL SEREMOS ETERNOS!
QUEM TEM AMIGO - VALEU DONY POWERHEAD

Um comentário:

  1. TUNÃO, SERIA MUITO LEGAL SE QUANDO VOCÊ RETORNAR AO BRASIL OCORRA UMA VERSÃO ESPECIAL DO HEAVY METAL ASILO. ME AVISE COM ANTECEDÊNCIA QUE EU ORGANIZO OK

    ResponderExcluir