RADIO A FERRO E FOGO

ESTAMOS RECONSTRUINDO O BLOG EM BREVE IREMOS INICIAR AS PARCERIAS

terça-feira, 12 de maio de 2009

ROCK PEDRA BONITA - MARCOS UM HEAVY METAL NO CENTRO-OESTE DO BRASIL


MARCOS FICAMOS MUITO GRATO PELA SUA DISPOSIÇÃO EM AJUDAR O ATITUDE FANZINE. CONTE-NOS UM POUCO SOBRE QUEM É O MARCOS FORA DO BLOG.

R: Sou servidor público estadual, casado, 40 anos e acadêmico do curso de Ciências Sociais da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados). Nas minhas horas de folga além de curtir Rock/Metal, também me dedico a leituras diversas.

A maioria dos estudantes de Ciências Sociais são de esquerda. Você se declara socialista? Como analisa o Governo Lula?

R: É natural a análise de o capitalismo causar certo sentimento de revolta, uma vez que existe um paradoxo entre o sistema capitalista e igualdade social. No entanto outras opções como o socialismo ou anarquismo ainda são um tanto quanto utópicos e a pouca experiência existente também não deram conta de responder aos anseios da sociedade. Enfim, tudo depende da visão de cada um, já que para os bem sucedidos financeiramente, dificilmente são imbuídos da percepção da desigualdade social de tal forma que para eles o capitalismo está bom. Em minha opinião, a princípio sou a favor do socialismo, mesmo sabendo que uma mudança a nível mundial se é que um dia vai ocorrer, só deverá ocorrer em longo prazo. Quanto ao governo Lula, se desconsiderarmos a falta de polarização dos partidos como o PT, ou seja, se levarmos em conta o pluralismo moderado, dentro deste contexto diria que o governo Lula está sendo satisfatório. No entanto prefiro o modelo venezuelano de pluralismo polarizado extremado.

VOCÊ É DE DOURADOS - MATO GROSSO DO SUL, COMO É O MOVIMENTO POR AI?

R: O movimento por aqui começou por volta de meados da década de 90 e evolui muito lentamente. Poucas bandas se destacam no cenário a nível nacional, neste sentido os destaques são a nível regional e ficam por conta de algumas bandas mais underground. No contexto geral o movimento aqui ainda é fraco se comparado com outros Estados. O começo tardio bem como o fraco desempenho em termos de “movimento”, talvez se deva ao fato de o Estado fazer fronteira com o Paraguai e nesta região existe uma cultura musical diferenciada do resto do País, o que compreende estilos como: polca, chamamé e guarânia, o que faz com que poucas pessoas dêem valor a outros estilos musicais como o Rock ´n Roll e Heavy Metal.

E você tem contato com as bandas paraguaias? Tem muita banda de Trash rolando por lá com excelente qualidade.

R: Na verdade não tenho contato com bandas paraguaias, já assisti a apresentação de uma banda trash paraguaia há algum tempo atrás, não me lembro o nome da mesma, mas aparentava ter um nível muito bom. Mas sei da existência de várias bandas de lá, de trash, death e Heavy Metal tradicional.


QUANDO VOCÊ COMEÇOU A CURTIR ROCK? QUAIS FORAM AS PRIMEIRAS BANDAS QUE FIZERAM SUA CABEÇA?

R: Comecei no início dos anos 80, com bandas como Beatles, Pink Floyd, Rolling Stones, Queen, etc. Foi á partir de 1983, mais precisamente com o álbum Bark At The Moon do Ozzy Osbourne, que comecei a conhecer e curtir bandas dos mais variados estilos como: Punk, Black, Death, Trash, Hard Rock, Blues, etc. Curto muito as bandas da década de 60 e 80, no entanto minha preferência é a década de 70, sobretudo bandas como: UFO, Rainbow, Black Sabbath, Blue Oÿster Cult, Deep Purple, Thin Lizzy, Led Zeppelin, Rush, Uriah Heep, dentre outras.

Como você define o som praticado nos anos 70? Imagine uma mescla de formações de bandas e forme a de seus sonhos.

Defino o som dos anos 70 como sendo o ápice da criatividade em termos de Rock, minha banda dos sonhos seria:
Vocal: David Byron
Guitarra: Ritchie Blackmore
Guitarra: Michael Shenker
Baixo: Geezer Butler
Bateria: Cozy Powell
Teclado: Ken Hensley

E COMO SURGIU A IDÉIA DE MONTAR SEU BLOG?

R: A idéia surgiu quando comecei a perceber o quanto à maioria dos jovens roqueiros de hoje estão curtindo sons alternativos como o new metal e muitas vezes sem ter o conhecimento das grandes bandas do passado que influenciaram e influenciam os músicos de hoje. Não tenho nada contra qualquer estilo que seja, pois, a preferência é uma questão estritamente pessoal, no entanto o que as pessoas precisam é reconhecer e respeitar o trabalho criativo das bandas antigas. A intenção primordial do Blog é divulgar as bandas mais reconhecidas do meio, uma vez que, creio eu, não é que os jovens não gostam das bandas antigas, mas sim, se deve a uma falta de conhecimento mesmo.


COMO VOCÊ DEFINE MUSICALMENTE O ROCK PEDRA BONITA? DE ONDE VEM ESSE NOME?

R: Posso definir o Blog como eclético, na medida em que parte das postagens vem do meu gosto pessoal, a outra parte são pedidos que recebo dos mais variados estilos. A parte que me toca de postagens é para manter a linha, ou seja: manter o blog diversificado, abordando diversas tendências, más, mantendo as características de clássico, com bandas consagradas se fazendo presente, inclusive o blues. Na verdade não sei que rumo o Blog tomaria se as postagens fossem apenas baseadas nos pedidos.
O nome do blog Rock Pedra Bonita, é uma homenagem a Itaporã, pequena cidade do interior do Mato Grosso do Sul, distante 17 km de Dourados, na qual vivi muito tempo e onde na década de 80 comecei a curtir o estilo. A origem do nome vem do Tupi-Guarani, pois, Ita significa: Pedra e Porã significa Bonita.

Sabe se existe alguma banda de metal com membros indígenas?

R: Sei que existem bandas de metal com pelo menos um membro de origem indígena. Quanto a uma banda formada somente por indígenas, não tenho conhecimento. Levando-se em consideração o processo de aculturação por que passam alguns povos indígenas seja com o uso de piercing, tatuagens e vestimentas utilizadas pelos “brancos”, dá então a possibilidade de reflexão uma vez que estamos vivenciando o processo da globalização e com a utilização da internet torna o processo da interação e etnicidade mais evidente. Abre-se então a possibilidade de uma maior interação musical de diversos estilos com diferentes comunidades. Sendo assim creio que é possível a existência de tal formação.

VOCÊ É FREQUENTE NOS BLOGS DO ATITUDE FANZINE. O QUE PENSA DE NOSSO TRABALHO?

R: Sim tenho acompanhado o trabalho da equipe, inclusive as parcerias. É um dos melhores Blogs que conheço. Muito boa a iniciativa de destaque para as bandas underground sem deixar de lado os grandes lançamentos do Heavy Metal. Faz jus ao nome Atitude Underground.

QUE BANDAS DE MATO GROSSO DO SUL MERECEM DESTAQUE NO CENÁRIO MUSICAL?

R: A nível nacional, na década de 80 tinha como grande destaque o Alta Tensão, atualmente poderia citar O Bando do Velho Jack (cujo baterista era do Alta Tensão) e Os Bêbados Habilidosos (Blues/Rock ´n´ Roll). A nível estadual poderia citar o Across (Death Metal), Coró de Cova (Death Metal), Dixavantes (Blues/Rock ´n´ Roll), Buteku’s (Rock Nacional), dentre outras.

Há possibilidades de nos arrumar links para essas bandas?

R: Posso mediar contatos entre algumas dessas bandas e o Atitude Fanzine, para futuros intercâmbios e divulgações.




NO ATUAL CENÁRIO METALROCK, QUAIS BANDAS QUE SE DESTACAM EM SUA OPINIÃO?

R: Levando-se em consideração que as bandas da atualidade são influenciadas diretamente pelas antigas, continuo acreditando mais nas bandas antigas por trazerem as características de originalidade. Muitas delas continuam em plena forma, como: UFO, Metallica, Deep Purple, Ozzy Osbourne, Dio, Venom, Megadeth, Kreator, AC/DC, Motorhead, Iron Maiden, Uriah Heep, King Diamond, Saxon, Savatage, Black Sabbath (Heaven & Hell), Metal Church, Judas Priest, etc. Não tenho nada contra as bandas atuais, no entanto em minha opinião os consagrados continuam sendo muito criativos e dando conta do recado, sendo assim, me agradam.

VOCÊ ACOMPANHOU PELOS BLOGS DA EQUIPE O HEAVY METAL ASILO? (SE NÃO POR FAVOR DE UMA GERAL NO BLOG ) O QUE ACHOU DA PROPOSTA? GOSTARIA DE OUVIR SUA OPINIÃO SOBRE A MINHA BANDA SONS OF WAR (POSTADA NO BLOG ATITUDEUNDERGROUNDBBEDOURO. BLOGSPOT.COM)

R: Sim, tenho acompanhado e inclusive digo que atitudes como estas é que dão força ao movimento. Ouvi o Sons Of War – Live Heavy Metal Asilo, apesar da qualidade da gravação não estar muito boa (talvez por ser ao vivo), percebi que a banda tem estrada, pois estava muito bem entrosada e desempenhou muito bem o papel a qual se propôs. Gostei em especial da música Holocausto com muito groove.

Marcos, fizemos apenas um ensaio, eu e o Marcassa não tocávamos metal há 20 anos kakakak e o guitarrista e o vocalista foram meus alunos quebrando um galho. Isso é ser underground!


R: Sim, o conceito de underground utilizado na música também depende de uma visão pessoal, creio que a atitude da banda pode ser considerada underground que para mim se caracteriza também pelo fato de a banda não se importar com a quantidade de venda de discos, ou com a quantidade de ouvintes na platéia, ou com a produção do som. O que interessa é tocar e curtir o som sem se importar com o que os outros pensam.



TÊM OCORRIDO FESTIVAIS DE METALROCK EM SUA REGIÃO?

R: Infelizmente não ocorrem festivais por aqui, temos apenas alguns eventos esporádicos seja de Rock´n´ Roll ou Metal ou apresentações individuais das bandas. A cena ainda é fraca se comparada com Estados como SP, RJ, MG, RS, BA, PE, etc.

VOCÊ ACOMPANHOU AS TURNÊS DO IRON MAIDEM E KISS PELO BRASIL? QUAL SUA OPINIÃO SOBRE ESSAS BANDAS.

R: Não tive a oportunidade de assistir aos shows pessoalmente, mas tenho acompanhado através de resenhas pela internet e pela revista Roadie Crew da qual sou assinante. Como fã das bandas clássicas, fico feliz em ver como as bandas antigas estão em plena forma, conseguindo se reciclar e de certa forma continuar atuais no cenário sejam fazendo shows ou lançando álbuns inéditos.

Não se trata de caça níqueis?

R: A questão se é caça níqueis ou não depende da percepção de cada um. Eu faria a seguinte pergunta: O Heaven & Hell é uma banda caça níqueis? Depende muito de uma opinião pessoal, em minha opinião não é. Assim como o Kiss e Iron Maiden também não são. Desde que o que a banda estiver produzindo estiver te agradando você não achará que é caça níquel. Por exemplo, os membros do Sex Pistols revelaram que estavam fazendo uma turnê apenas visando o dinheiro, neste caso sim, eu considero caça níqueis. Enfim, é uma questão de opinião pessoal.



ESCOLHA E COMENTE UM DISCO PARA SER PUBLICADO JUNTO COM ESSA ENTREVISTA. MANDE O LINK OK.
R: Rainbow – Long Live Rock ´N´ Roll (1978)
Para mim, um dos melhores álbuns de todos os tempos, último com Dio nos vocais, além das belas performances do guitarrista Ritchie Blackmore e do saudoso baterista Cozy Powell. Neste álbum percebe-se um direcionamento mais hard rock que os anteriores, no entanto mantém um excelente nível em todas as faixas. Nesse terceiro álbum eles realmente dão longa vida ao Rock'n'Roll. Vide a faixa-título, um dos maiores hinos de louvação ao estilo. O disco inteiro é muito bom, destaques também para as faixas "Gates Of Babylon", "Kill The King" e "Rainbow Yes". http://www.megaupload.com/?d=jyhfigal

O Atitude Underground e o Metal Prudente acabam de fazer uma fusão reabrindo o blog liberdadeatitude com o seguinte link http://liberdadeatitude.blogspot.com/ e com o nome de ATITUDE METAL IS FOREVER. O que achou dessa união?

R: Achei interessante e já tinha percebido a parceria entre Metal Is Forever, Metal Prudente e Atitude Underground. A união fortalece, desejo sucesso a todos os envolvidos com o Atitude Metal Is Forever.

Marcos foi um prazer poder trocar umas idéias com você. Deixe uma mensagem para a galera e força para seu blog.

R: Minha mensagem é para todos que curtem Rock/Metal, que continuem prestigiando o som e os Blogs, pois a intenção dos mesmos é a divulgação desta maravilhosa música que amamos. Um abraço a todos!
VALEU MARCOS E ESTOQUE CERVEJA QUE QUALQUER HORA VOU CONHECER SUA CIDADE!
PAULÃO.

Um comentário:

  1. Caso quiserem contato com a banda Bêbados Habilidosos é só escrever para marcblues@terra.com.br é meu email, sou o baixista da banda. Parabéns pelo blog e obrigado ao Marcos por lembrar da nossa banda. Sucesso pra todos vocês!1

    ResponderExcluir